sexta-feira, novembro 26, 2010

Convite à Loucura



"A fé autêntica, evangélica, não pode ser separada de uma disposição de agir na palavra de Deus conforme as oportunidades se apresentarem. Sempre que a fé é aceita apenas como um sistema fechado de doutrinas bem definidas, nós perdemos contato com o Deus vivo."


Brennan Manning, em Convite à Loucura, da Mundo Cristão

segunda-feira, novembro 22, 2010

UNIVERSIDADE MACKENZIE: EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO RELIGIOSA

A Universidade Presbiteriana Mackenzie vem recebendo ataques e críticas por um texto alegadamente “homofóbico” veiculado em seu site desde 2007. Nós, de várias denominações cristãs, vimos prestar solidariedade à instituição. Nós nos levantamos contra o uso indiscriminado do termo “homofobia”, que pretende aplicar-se tanto a assassinos, agressores e discriminadores de homossexuais quanto a líderes religiosos cristãos que, à luz da Escritura Sagrada, consideram a homossexualidade um pecado. Ora, nossa liberdade de consciência e de expressão não nos pode ser negada, nem confundida com violência. Consideramos que mencionar pecados para chamar os homens a um arrependimento voluntário é parte integrante do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Nenhum discurso de ódio pode se calcar na pregação do amor e da graça de Deus.

Como cristãos, temos o mandato bíblico de oferecer o Evangelho da salvação a todas as pessoas. Jesus Cristo morreu para salvar e reconciliar o ser humano com Deus. Cremos, de acordo com as Escrituras, que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23). Somos pecadores, todos nós. Não existe uma divisão entre “pecadores” e “não-pecadores”. A Bíblia apresenta longas listas de pecado e informa que sem o perdão de Deus o homem está perdido e condenado. Sabemos que são pecado: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, rivalidades, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias” (Gálatas 5.19). Em sua interpretação tradicional e histórica, as Escrituras judaico-cristãs tratam da conduta homossexual como um pecado, como demonstram os textos de Levítico 18.22, 1Coríntios 6.9-10, Romanos 1.18-32, entre outros. Se queremos o arrependimento e a conversão do perdido, precisamos nomear também esse pecado. Não desejamos mudança de comportamento por força de lei, mas sim, a conversão do coração. E a conversão do coração não passa por pressão externa, mas pela ação graciosa e persuasiva do Espírito Santo de Deus, que, como ensinou o Senhor Jesus Cristo, convence “do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.8).

Queremos assim nos certificar de que a eventual aprovação de leis chamadas anti-homofobia não nos impedirá de estender esse convite livremente a todos, um convite que também pode ser recusado. Não somos a favor de nenhum tipo de lei que proíba a conduta homossexual; da mesma forma, somos contrários a qualquer lei que atente contra um princípio caro à sociedade brasileira: a liberdade de consciência. A Constituição Federal (artigo 5º) assegura que “todos são iguais perante a lei”, “estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença” e “estipula que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política”. Também nos opomos a qualquer força exterior – intimidação, ameaças, agressões verbais e físicas – que vise à mudança de mentalidades. Não aceitamos que a criminalização da opinião seja um instrumento válido para transformações sociais, pois, além de inconstitucional, fomenta uma indesejável onda de autoritarismo, ferindo as bases da democracia. Assim como não buscamos reprimir a conduta homossexual por esses meios coercivos, não queremos que os mesmos meios sejam utilizados para que deixemos de pregar o que cremos. Queremos manter nossa liberdade de anunciar o arrependimento e o perdão de Deus publicamente. Queremos sustentar nosso direito de abrir instituições de ensino confessionais, que reflitam a cosmovisão cristã. Queremos garantir que a comunidade religiosa possa exprimir-se sobre todos os assuntos importantes para a sociedade.

Manifestamos, portanto, nosso total apoio ao pronunciamento da Igreja Presbiteriana do Brasil publicado no ano de 2007 e reproduzido parcialmente, também em 2007, no site da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por seu chanceler, Reverendo Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes. Se ativistas homossexuais pretendem criminalizar a postura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, devem se preparar para confrontar igualmente a Igreja Presbiteriana do Brasil, as igrejas evangélicas de todo o país, a Igreja Católica Apostólica Romana, a Congregação Judaica do Brasil e, em última instância, censurar as próprias Escrituras judaico-cristãs. Indivíduos, grupos religiosos e instituições têm o direito garantido por lei de expressar sua confessionalidade e sua consciência sujeitas à Palavra de Deus. Postamo-nos firmemente para que essa liberdade não nos seja tirada.

Este manifesto é uma criação coletiva com vistas a representar o pensamento cristão brasileiro.
Para ampla divulgação.

sábado, novembro 20, 2010

EHX Memory Toy!



Mais um brinquedo na área. Agora é a vez do pequeno notável da Electro-Harmonix: Memory Toy



O Memory Toy é baseado e inspirado no famoso Memory Man, da própria EHX, só que num tamanho super compacto. Delay analógico, True By-Pass e tamanho compacto? Excelente, não?

Testei a latinha com a Strato American Traditional plugada no Electar 30 da Epiphone. Digo logo de cara que o pedal é bacanérrimo. Aquele "som quente" e orgânico está lá. O Controle Feedback é divertidíssimo! Dá pra criar várias viagens interagindo com o tempo do Delay. Além de tudo isso ainda tem a chave Blend, que pode adicionar um chorus ao efeito.

Vale ressalter que não senti nenhuma perda de volume significativa nele. Os mais puristas até podem encontrar e se incomodar. Pra mim, realmente não fez diferença.

Relação Custo x Benefício é excelente! Vale a pena conferir! Abaixo uns vídeos demonstrando do que esse pequeno gigante é capaz:



terça-feira, novembro 16, 2010

"Sigam-me"

Jesus Cristo não pode ser separado de seus ensinamentos. Aristóteles disse a seus discípulos, “Sigam meus ensinamentos”. Sócrates disse a seus discípulos, “Sigam meus ensinamentos”. Buda disse a seus discípulos, “Sigam minhas reflexões”. Confúcio disse a seus discípulos “Sigam o que disse”. Maomé disse a seus discípulos, “Sigam meus pilares”. Jesus disse a seus discípulos, “Sigam-me”. Em todas as outras religiões, um seguidor pode seguir os ensinamentos de seu fundador sem ter nenhum relacionamento com seu fundador. Isso não acontece com Jesus Cristo. Os ensinos de Jesus não podem ser separados da pessoa de Jesus. Jesus Cristo está vivo e ele personifica seus ensinamentos. É um equívoco muito grande , então, tratar Cristo como simplesmente um fundador com uma série de ensinamentos morais, éticos ou sociais. O Senhor Jesus e seus ensinamentos são um. O Meio e a Mensagem são um. Cristo é a encarnação do Reino de Deus e do Sermão do monte.


Trecho retirado de Um Manifesto por Jesus para a Igreja do Século 21, escrito por Leonard Sweet e Frank Viola, e traduzido por Luís F. Batista no Renovatio Café

quinta-feira, novembro 11, 2010

IV Fórum Nacional de Cristianismo Criativo

Aos amigos Paulistas, todas as Sextas durante o mês de Novembro vai rolar o IV Fórum Nacional de Cristianismo Criativo. Realização dos amigos da W4 Editora.



Recomendo!

domingo, novembro 07, 2010

Anarquia e Cristianismo



"Acredito que, até aqui, a primeira lição que aprendemos é quanto é importante resguardar-se contra o espiritualismo cristão, ou seja, contra a evasão para o céu, para a vida futura(em que eu creio, após a ressurreição, mas que não permite, de modo algum, uma evasão), um misticismo que desdenha das coisas da terra. Deus não nos colocou nesta terra para nada, e sim com um encargo que não temos o direito de rejeitar."



Jacques Ellul em Anarquia e Cristianismo da Garimpo Editora

quinta-feira, novembro 04, 2010

GAS!







Basic Audio Foxey Lady

O Foxy Lady é baseado num circuito de Big Muff de 1969 com a incrível adição de um controle de Médios!



Chegou hoje e já toque rapidamente nele. Usei a Tele Thinline Zaganin e o Epiphone Electar 30 pra testá-lo. O que posso falar é que o pedal é incrível! Soou maravilhoso e extremamente definido! Inclusive com acordes abertos com bastante ganho! O Controle de médios faz toda a diferença no timbre final do pedal. Junto com o botão de tone oferece várias possibilidades. Os outros controles são Level, Gain e Tone.



Recomendadíssimo e não será meu último pedal feito pelo John... Abaixo segue um vídeo que mostra o potencial do pedal.

segunda-feira, novembro 01, 2010

Leituras de Outubro!!

> Por Que Sou Cristão - John Stott (Ultimato)...152 Páginas
> Adoração, um Estilo de Vida - Adhemar de Campos (Fôlego)...56 Páginas
> O Barão nas Árvores - Ítalo Calvino (Cia das Letras)...240 Páginas
> Anarquia e Cristianismo - Jacques Ellul (Garimpo Editora)...128 Páginas
> Jesus Para Presidente - Roland Merullo (Sextante)...288 Páginas

Total: 864 Páginas.

Mês fraco... = (