sábado, janeiro 06, 2007

Guyatone VT-3

Aproveitei a manhã de hoje para fazer alguns experimentos com esse Brinquedinho. A Guyatone é uma fábrica Japonesa de Pedais de Efeito, que tem em sua linha desde pedais valvulados, até pedais bem pequenos, da chamada "Micro Series" como é o Caso desse Guyatone VT-3.

Pra fazer o teste utilizei uma Guitarra Danelectro DC-3 e um Amp Epiphone Electar 30. PAra testar o pedal com um Drive mais pesado, utilizei um Crunch Box, da MI Audio.

O VT-3 é bem simples de usar, contendo apenas 2 controles: Intensity(controlando a Intensidade do efeito) e Speed(controlando a velocidade das modulações). Jacks de Input e Output e entrada para Fonte. No teste, só utilizei o pedal com Fonte.

Curti bastante! Os timbres de tremolo estão ali, bastando mexer em apenas 2 botões! Basicamente as coisas só começam a acontecer depois de girar o botão "Intensity" após a posição "12h". Não é que antes não aconteça nada, mas o efeito fica muito discreto. O botão "Speed" sim, faz toda diferença quando o "Intensity" está em regulagens altas. Para experimentar um "Low tremolo" tente a configuração: "Intensity 2h" e "Speed 9h". Para um efeito tipo "Helicóptero" mantenha ambos os botões na posição "9h". Matador!

Não é um pedal do qual você consiga extrair dezenas de texturas diferentes, mas as que ele possui, são bem bacanas. Não é a toa que ganhou o prêmio "Guitar Player Editors Pick Awards" da Guitar Player Americana.

Mais um detalhe: O VT-3 quando acionado dá um pequeno "Boost" no som. Um aumento de volume que é perceptível, mais ainda quando se está com Drive. Não me incomodou porque não é nada absurdo, mas pode incomodar alguém que não curta essa característica.

Prós:

- Super Compacto
- Facilidade de Operação
- Timbres Bacanas

Contras:

- Esse "Boost" quando o pedal é acionado pode incomodar alguns puristas
- O fato de ser pequeno atrapalha um pouco na conexão de cabos e fonte ao pedal. Fica bem apertado.
- Não é TBP.

Para escutar samples do pedal: http://guyatone.com/Vt3Popup.php

É isso!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tremolo analógico em geral "come" mesmo um pouco de sinal.
Pra minimizar isso, muitos fabricantes embutem um boost mesmo, acionado quando pisamos na chave.
O problema é que o boost modula o efeito também, o que é irritante !!!
O "ajuste fino" dessa coisa é que é a chave da questão, sendo que até hoje não vi nenhum que tenha realmente acertado a mão (Supatrem, Guitartech, Keeley, ninguém !)

Leonardo Jr. disse...

É, tô sabendo. Mas em linhas gerais eu fiquei bem satisfeito com esse Guyatone. É simples e prático, e tem um bom som.

Não testei tantos quanto você, mas um dia eu chego lá...hehehehe.