terça-feira, novembro 25, 2008

Você é o que você aparenta?

A aparência é uma coisa que tem uma importância cada vez maior nos dias de hoje. Aqui no trabalho, estão fazendo umas filmagens para mostrar o escritório num evento da empresa. Mudam pessoas do lugar, escondem papéis das mesas... tentam mostrar uma realidade que não existe.

Nas vidas, isso é cada vez mais evidente. As pessoas buscam mostrar o que não são, ou ter o que não têm. A idéia é impressionar o próximo. Muitas vezes não pelo que você é, mas pelo que você aparenta ser. É uma armadilha que tem nos consumido. Quantos casamentos de aparência existem por aí? Quantos lares destruídos, mas que por prezar por algum status, não deixam transparecer seus problemas? Quantas amizades só por interesse?

Por outro lado, as pessoas também só parecem se satisfazer com isso. A aparência é o que importa. Um Sujeito usando paletó e gravata tem mais valor do que um outro usando bermudão e tênis. Um músico usando um instrumento top é respeitado. Um outro utilizando um de terceira linha, é ridicularizado. Emitimos um julgamento rápido e impiedoso com os nossos olhos sendo os sentenciadores.

O profeta Samuel também caiu nessa armadilha. Ele havia sido incumbido de ungir o Rei de Israel, que Deus havia escolhido dentre os filhos de Jessé. Quando Samuel viu a Eliabe, o mais velhos dos filhos de Jessé, falou: "Certamente está perante o SENHOR o seu ungido". Fico imaginando como seria Eliabe. Estaria vestido de Paletó de grife, gravata de linho, sapatos sociais impecavelmente lustrados? Não sei. O que sei é que esse rapaz impressionou a Samuel. O Cara tinha uma aparência impecável! Só poderia ser o futuro Rei de Israel!

Mas a resposta de Deus a Samuel é maravilhosa!

"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração."(Sam.16:7)

Isso nos mostra aonde temos que ser relevantes. Deus está preocupado com o nosso coração, e não com uma vida de de aparência hipócrita que muitas vezes levamos. Então a aparência é ruim por si só? Não. Ela é maléfica quando procuramos mostrar aquilo que não somos. Davi tinha uma boa aparência, mas antes disso, tinha um coração alinhado ao Pai. É bom ter uma boa aparência, mas é fundamental ter um coração segundo a vontade de Deus. E cuidado ao avaliar a aparência do próximo. O livro de provérbios relata que "Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará." (Prov.28:21)

Não tente ser quem você não é. Seja sincero com você mesmo e com quem o cerca. Tenho certeza que muita gente o ama desse jeito que você é. Afinal, Deus te fez assim.

Nenhum comentário: