quinta-feira, junho 11, 2009

Aonde o Futebol vai parar?

Eu sou um amante do futebol. Desde pequeno. A emoção de ver o seu time entrando em campo, com a torcida enchendo o estádio... é muito bacana! E eu sou o tipo de fã de futebol que acompanha de tudo: Campeonatos Estaduais, Nacionais, Europeus, de clubes, seleções...

Mas a realidade atual do futebol tem me afastado bastante. Hoje tudo gira em torno de quantias milionárias. Escrevo isso após a confirmação da compra de Cristiano Ronaldo pelo Real Madris junto ao Manchester United. 94 milhões de Euros. Junto com a transação de Káká já são mais de 160 milhões de Euros. Onde o futebol vai chegar? Como concorrer e manter uma disputa saudável com essas quantias envolvidas?

fico com a palavra de Platini, presidente da UEFA:

"Estas transferências exorbitantes estão acontecendo quase todo dia. Elas são um sério desafio à ideia de desportividade e ao conceito de equilíbrio financeiro das nossas competições. A Uefa trabalha duro com os clubes, para criar novas regras, o mais rápido possível, para limpar o sistema e lhe dar bases mais sólidas e transparências. É nossa principal prioridade hoje."


Aqui no Brasil temos a máfia do clube dos 13. Que distribui dinheiro entre poucos abonados, relegando condições igualitárias aos demais clubes. Concorrer com os cofres cheios enquanto os adversários lutam pra sobreviver é fácil, não?

Qual a graça nisso? Onde está o espírito esportivo?

Pra mim, vai se perdendo cada vez mais...

Nenhum comentário: